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Blog – PRONTA MULTISSERVIÇOS
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Terceirização de mão de obra: vale a pena ou não?

A terceirização de mão de obra é uma estratégia que está em alta nas empresas modernas, permitindo que façam a gestão de suas atividades sob o controle e o acompanhamento de outra companhia.

Desde então, as organizações que ofertam a terceirização de serviços não pararam de evoluir para conseguir atender às expectativas de seus clientes. Mesmo assim, ainda é preciso descobrir se essa alternativa vale a pena para o seu negócio e como adotá-la.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Melhora na qualidade dos serviços
Ao terceirizar algumas atividades, como a de limpeza e de segurança, a especialização do fornecedor nesses campos permite que forneça serviços de alta qualidade.

Isso porque a empresa contratante terá especialistas em todas as etapas terceirizadas na sua operação e contará com profissionais que têm know-how e conhecimentos técnicos diferenciados, capacitados para exercer as atividades previstas com excelência.

Hoje, a melhoria da qualidade é um requisito ao qual as empresas contratantes visam muito, pois uma equipe bem treinada e competente faz muito mais em menos tempo e entrega os resultados que são esperados.

Ausência de vínculo empregatício
Em julho de 2017, com a publicação da Reforma Trabalhista mediante a Lei n.º 13.467, foi liberada no Brasil a terceirização de mão de obra ampla e irrestrita, sem configuração de vínculo empregatício.

Anteriormente, os trabalhadores terceirizados só podiam desempenhar atividades-meio — como recepção, jardinagem, limpeza e segurança —, mas, com a aprovação dessa nova lei da terceirização, passam a poder exercer qualquer função, até mesmo a atividade principal da empresa contratante.

Independentemente de qual for a atividade que necessite de mão de obra, agora a empresa terá liberdade para escolher pelo serviço terceirizado, que conferirá mais produtividade, agilidade e especialização do trabalho, tendo em vista que muitos dos trâmites pertinentes dessa operação não serão suas obrigações.

A companhia não perderá tempo tentando encontrar e contratar um funcionário, tampouco terá que se preocupar com o quanto aquele funcionário custaria se fosse celetista. No entanto, terá à sua disposição um profissional competente.

Redução de gastos
Alguns custos referentes à contratação de capital humano são minimizados quando a operação de terceirização é aplicada na organização. O reflexo impacta positivamente na gestão de pessoas e na gestão administrativa, uma vez que a empresa contratada é a responsável pela captação, treinamento e gestão de funcionários.

Dessa forma, gastos financeiros com salários, seguros, férias e benefícios não recairão sobre o contratante, e nem essa gestão de documentos. E, ainda, o cliente fica livre de questões trabalhistas, contando com o benefício indireto de ter aqueles funcionários à sua disposição apenas quando for preciso.

Ou seja, se precisar reduzir ou aumentar a quantidade de colaboradores nas áreas de segurança ou limpeza, não haverá problemas: basta negociar com a empresa de terceirização para realizar o trabalho de acordo com as preferências da contratante.

Desse jeito, não é preciso manter uma equipe fixa — que, eventualmente, pode ter ociosidade no trabalho ou sobrecarga —, já que a responsabilidade por essa manutenção fica a cargo da terceirizada.

Segurança na contratação
O processo de contratação de um funcionário pode apresentar algumas falhas, e uma contratação indevida pode trazer reflexos negativos para o âmbito organizacional. Especificamente sobre o serviço de segurança, a empresa pode contratar um profissional que declara habilidades que não têm ou que, até mesmo, repassa informações sigilosas para outras organizações.

Porém, quando se contrata uma empresa para terceirizar esse tipo de serviço, não há com o que se preocupar. A companhia que cede a mão de obra precisa atender a várias normas, incluindo a especialização dos funcionários.

A terceirização do serviço de segurança é garantia de um serviço altamente qualificado. A empresa que terceiriza conta com uma equipe de vigilantes que tem o know-how certificado e que assume a habilidade e a idoneidade necessária. Afinal, essa é uma área tão específica e delicada que é melhor não se arriscar.

Alinhamento ao cumprimento das leis
A limpeza de uma empresa é essencial para oferecer a todos, tanto funcionários quanto clientes, um ambiente produtivo, saudável e agradável. Do ponto de vista da legislação trabalhista, é indispensável garantir as condições mínimas de higiene no ambiente de trabalho.

A terceirização nessa área, além de promover o bem-estar, também oferece uma redução em compra de materiais de limpeza e maquinários, visto que muitas empresas de terceirização fornecem não só a mão de obra, mas também os equipamentos necessários para a tarefa, como aspiradores de pó e equipamentos de segurança individual (EPIs).

Além de tudo, a companhia que terceiriza o serviço de limpeza prepara o funcionário para que ele saiba atender aos protocolos e aos procedimentos corretos, até porque a atividade é fiscalizada pela Polícia Federal e há uma legislação a ser seguida em relação ao serviço ser executado com segurança.

Em outras palavras, a terceirização de mão de obra na área da limpeza e conservação é muito mais eficiente quando é realizada por uma empresa especializada, pois evita que a contratante seja responsabilizada por descumprir leis e incorra em multas ou prejuízos. Além disso, a manutenção predial é um quesito importante e também pode ser terceirizada.

Priorização de investimentos
Para manter seu diferencial competitivo, a empresa terceirizada investe constantemente na qualificação dos funcionários e na aquisição de equipamentos. Como esses não serão encargos da empresa contratante, o negócio poderá aplicar os recursos disponíveis e obtidos pela redução em projetos mais relevantes e estratégicos para a organização.

Com a redução da sobrecarga de trabalho, ocorre uma divisão mais justa e adequada das responsabilidades. Os funcionários fixos e terceirizados serão direcionados a tarefas mais importantes e de forma mais planejada.

Economia de tempo
O processo de captação, contratação e treinamento de um funcionário pode gerar uma demanda de tempo significativa. Além disso, com a terceirização, alguns processos burocráticos são minimizados, assim como gastos financeiros.

Assim, todo o processo de contratação e treinamento pessoal é incumbido à empresa terceirizada. Dessa forma, sua organização poderá otimizar tempo de trabalho e desenvolver habilidades mais estratégicas que podem ser realizadas internamente.

Facilidade de substituição
No modelo de contratação CLT, em eventuais situações em que um profissional precisa ser substituído — por férias, desligamento da empresa, afastamento médico etc. — a empresa precisa agir com agilidade e eficácia, para que a ausência do profissional não impacte os resultados da organização.

Como reflexo, pode-se destacar a queda na produtividade, sobrecarga dos demais funcionários, gastos e burocracia com desligamento, e um novo processo seletivo, contratação e treinamento do profissional que o substituirá.

No entanto, ao adotar a terceirização da mão de obra, os empecilhos são minimizados, já que a empresa não precisará se preocupar com o processo de substituição de um profissional. O processo de trabalho da empresa terceirizada transmite garantias de que não haverá impacto na produção em função dessas interferências.

Dicas de segurança para condomínios

Síndicos e administradoras

O síndico e a administração podem contribuir com a segurança executando tarefas mais amplas, principalmente de natureza de orientação. Sendo assim, eles podem agregar da seguinte forma:

  • Criar um cronograma de reuniões recorrentes com o intuito de conscientizar todas as partes do condomínio dos procedimentos e boas práticas de segurança;
  • Orientar todos os colaboradores quanto aos procedimentos de segurança;
  • Realizar o cadastro e acompanhamento de moradores com dados pessoais e identificação do veículo.

Moradores

A contribuição dos moradores vem mais de um exercício moral e crítico quanto às suas atitudes no condomínio, principalmente girando em torno das permissões de entrada na portaria. Portanto, aqui vão algumas boas práticas que devem ser adotadas por moradores:

  • Jamais deixar entregadores, prestadores de serviço ou pessoas solicitando sua presença subir no apartamento, sempre ir à portaria para atender a qualquer um desses casos;
  • Só autorize a entrada de visitantes conhecidos;
  • A chave da unidade deve ser só sua e deve apenas estar com você, portanto, não deixe cópias na portaria e nem as confie à funcionários;
  • Sempre que chegar ou sair da garagem é importante certificar-se de que não há ninguém suspeito próximo a ela. Caso tenha, considere dar voltas no quarteirão até se sentir seguro da sua entrada;
  • É também de extrema importância que aqueles que moram nos primeiros andares do prédio tenham um cuidado especial, principalmente bloqueando qualquer área que possa ser considerada de possível acesso de um intruso.

Zeladores

A função do zelador em relação  à segurança é de responsabilidade e bom senso comportamental no ambiente condominial. Por isso, ele deve agir da seguinte forma:

  • Jamais comentar sobre a vida pessoal de moradores, principalmente assuntos como horários de chegada e saída deles;
  • O zelador deve ter preparado um contato rápido de qualquer serviço relevante para a segurança próximo da localização do condomínio, como por exemplo, polícia, ambulância, corpo de bombeiros, entre outros;
  • O zelador será responsável pela autorização da entrada de prestadores de serviço que atuarão em áreas comuns. Para isso, ele jamais deve autorizar entradas que não tiveram hora marcada e, também importante, é preciso checar se os funcionários à serem autorizados foram listados pela prestadora do serviço;
  • Assim como o condômino não deve deixar chaves na mão de funcionários, o zelador não pode se oferecer para tal favor.

 

Funcionários

Cada funcionário deve seguir as orientações de segurança dadas pela administração e/ou síndico dentro dos deveres e obrigações de seu cargo. Por exemplo:

  • O porteiro jamais deve autorizar a entrada de pessoas sem que elas tenham sido previamente identificadas e confirmadas pelo responsável, ou seja:
    • Prestadores de serviço para o condomínio devem ser identificados e autorizados pelo zelador;
    • Prestadores de serviço para a unidade devem ser identificados e autorizados pelo condômino
    • Visitantes devem ser identificados e autorizados pelo condômino;
    • Serviços de entrega devem ser avisados ao condômino e sua presença solicitada na portaria (caso o condômino não esteja presente, a entrega deve ser guardada para o responsável retirá-la posteriormente)
  • O porteiro também deve ter em mãos um guia para os principais disfarces usados por invasores;

Abrir a porta para a entrada ou saída de moradores, colaboradores ou visitantes somente após certificar-se de que não há nenhum elemento suspeito próximo.

Gestão para condomínios: 3 dicas para o síndico fazer uma boa gestão

Quando se fala em gestão para condomínios, muitas pessoas acreditam que só é preciso um bom diálogo com os moradores para se ter êxito na função. Um mero engano. Como em qualquer outra gestão, neste caso, também são fundamentais conhecimentos específicos.

Lógico, por se tratar de uma atividade em que interação com outras pessoas se faz bastante necessária, a capacidade de se comunicar é essencial. Porém, o domínio da rotina administrativa do condomínio e a criação de planejamentos financeiros, por exemplo, também são cruciais.

Então, nas próximas linhas, apresentaremos 3 dicas que todo administrador precisa saber para realizar uma boa gestão para condomínios. Acompanhe a leitura e descubra.

  1. Mantenha sempre um diálogo aberto com os moradores

Não é o único diferencial, mas, com certeza, manter um diálogo saudável com os moradores é vital para o sucesso de uma gestão de condomínios. Afinal, o gestor não administra para si e nem de forma independente: os moradores precisam (e vão) participar da gestão.

Por isso, escute, fale, discuta e tente trazer a melhor solução em qualquer problemática. Logicamente, nem sempre será possível agradar a todos. Mas, para evitar qualquer tipo de polêmica ou divergências futuras, explique as razões e os benefícios da sua decisão.

  1. Demonstre transparência nos processos de compra e prestação de contas

Manter a transparência nos processos financeiros é importante não apenas para um melhor controle de gastos, como também passa confiança e respaldo aos moradores. O primeiro passo, nesse sentido, é sempre guardar as notas das compras efetuadas – sem exceção.

Somado a isso, antes de fechar a contratação de qualquer serviço, é sempre interessante pesquisar e realizar diferentes orçamentos (no mínimo 3). Outras dicas que demonstram transparência nos processos são:

  • Promoção de reuniões para explicar aos condôminos os valores investidos;
  • Criação de um fundo de reserva, para ser utilizado em casos de emergência;
  • Adoção de ferramentas para que os moradores tenham acesso aos números apresentados.
  1. Qualifique-se e utilize a tecnologia na gestão para condomínios

O profissional qualificado é um gestor diferenciado. Hoje, já não existe mais espaço para o “gestor amador de condomínios”. O fato é que, embora tenha suas particularidades, um condomínio é uma empresa, e como tal, precisa de um especialista na sua administração.

Sendo assim: formações acadêmicas, cursos profissionalizantes e treinamentos são essenciais na vida de um gestor de condomínios. O conhecimento será essencial, pois, entre outras coisas, o administrador precisará:

  • Construir planejamentos financeiros;
  • Contratar equipes de trabalho qualificadas;
  • Conhecer e entender a legislação que rege os condomínios.

Outro fator indispensável em uma atual gestão de condomínio é a implementação da tecnologia nos processos. A automatização não apenas agiliza as atividades, como também diminui a taxa de erros. Além disso, com o uso da tecnologia, podem ser criados canais de comunicação para facilitar o diálogo com os condôminos.

Enfim, a gestão para condomínios é tida cada vez mais como uma atividade séria e extremamente profissional. Por isso, não há como se ter sucesso na função sem uma correta qualificação e conhecimentos sobre a área. Então, agora é com você: analise e pratique as dicas apresentadas e seja efetivo na administração do seu condomínio.

Fonte: http://www.organizemeucondominio.com.br/

10 procedimentos que podem ser adotados na portaria para levar a segurança do seu condomínio à um nível máximo de eficácia.

A portaria se destaca como um dos principais pontos de atenção para a segurança no condomínio. E não é para menos, afinal de contas, é através dela que um grande fluxo de pessoas transitam diariamente no condomínio, incluindo funcionários, condôminos e visitantes.

Vale a pena acrescentar, inclusive, que a entrada de pessoas não autorizadas em condomínios acontece, em sua maioria, pela portaria de pedestres. Esse fato reforça como a orientação adequada de porteiros e a criação de procedimentos de segurança são fundamentais para proteger a comunidade condominial.

Nesse contexto, é preciso que administradoras e síndicos apostem na implementação e na fiscalização de práticas de segurança que reduzam a vulnerabilidade dos condomínios, observando regras para visitantes, entregas de encomendas, delivery, colaboradores e prestadores de serviço.

Qual a importância de garantir a segurança no condomínio?

Sem sombra de dúvidas, o nível de segurança em condomínios é um dos temas mais questionados aos administradores. E não é à toa, visto que a segurança é um dos principais motivos que levam as pessoas a escolherem morar em um local como esse.

É primordial buscar estratégias para manter a confiança no conjunto residencial. Estas devem estar, acima de tudo, alinhadas com os padrões de segurança do mercado e também com a infraestrutura da unidade imobiliária.

Infelizmente, hoje existem diversos riscos na sociedade que demandam cuidado redobrado para evitar importunos. Por exemplo, assaltantes se passarem por motoristas de aplicativos, que é uma prática crescente entre os registros de crimes.

Para evitar colocar sua portaria em risco, existem diferentes práticas seguras. Antes de mais nada, porém, é fundamental conscientizar todos os moradores e a equipe de segurança, além de trabalhar com uma empresa especialista no assunto de segurança condominial.

Quais são os principais procedimentos para segurança em condomínios?

Não definir regras para o funcionamento da portaria é certamente um tiro no pé para a segurança do condomínio. Não apenas os funcionários ficam sem orientações para a realização do trabalho, como os moradores podem interferir e prejudicar o funcionamento do ambiente.

Vale lembrar que as normas devem ser incluídas no regimento interno ou na convenção condominial, esclarecendo o que é permitido e o que é proibido no que se refere ao controle de entrada/saída de visitantes e outras questões importantes.

Sendo assim, várias atitudes podem – e devem – ser tomadas para garantir a proteção dos moradores e de todo o condomínio. Confira quais são elas e a importância que cada uma tem.

  1. Treinamento eficaz e assertivo dos funcionários

Os treinamentos são indispensáveis para que os funcionários – especialmente os porteiros de condomínio – estejam qualificados para o cargo e conheçam em detalhes as regras de convivência e segurança, assim como toda a convenção do condomínio.

É interessante notar que a capacitação adequada do porteiro evita até mesmo desentendimentos, constrangimentos e brigas entre os condôminos, pois profissionais que sabem como proceder em todos os tipos de situações conseguem solucionar impasses com mais facilidade e agilidade.

É importante que os treinamentos sejam baseados em situações do dia a dia, podendo ser realizados pelo próprio síndico, pela administradora de condomínios ou mesmo por empresas terceirizadas do segmento.

  1. Manual de normas de segurança na portaria para consulta

Se elaborar as normas é fundamental, mantê-las disponíveis para a equipe também. O manual com as normas e os procedimentos de segurança deve ser afixado na portaria para consulta. Dentre outras orientações, o documento deve conter:

  • Descrição dos profissionais da equipe com o detalhamento das responsabilidades e atribuições dos cargos, incluindo horários da prestação do serviço;
  • Controle de acesso na portaria do condomínio;
  • Modo de utilização das tecnologias de segurança eventualmente presentes nos condomínios (como as câmeras para monitoramento);
  • Orientações para atender os disparos do alarme de segurança;
  • Instruções para agir em situações de emergência (quem acionar, quais são os contatos úteis, quais são os procedimentos indicados);
  • Números de contatos úteis (como delegacia, corpo de bombeiros e a empresa responsável pela manutenção dos elevadores).
  1. Investimento em soluções e equipamentos de segurança

Garantir a segurança para condomínios é justamente uma das principais tarefas da portaria (se não a principal). Sem o apoio de soluções e dispositivos tecnológicos, o porteiro tem a eficácia do seu trabalho significativamente comprometida, por mais competente e bem treinado que seja o profissional.

Nesse sentido, negligenciar os investimentos em sistemas de vigilância, bem como em softwares para condomínios com funcionalidades relevantes, pode custar caro. Se o porteiro dispuser de monitoramento de câmeras e sistemas de identificação de acesso que auxiliam o controle de entrada e saída da portaria, conseguirá desempenhar suas atribuições com muito mais qualidade.

Os gastos com esse tipo de ferramenta podem desagradar os condôminos em um primeiro momento, mas os benefícios de um controle mais assertivo de segurança são inúmeros.

Há, inclusive, alguns investimentos que mesmo os condomínios de menor porte podem fazer (e que já trazem grandes resultados): boa iluminação das dependências do condomínio e instalação de câmeras de vigilância.

Além de ser importante investir no monitoramento do condomínio, é interessante utilizar softwares para administrar condomínios a fim promover segurança e previsibilidade na gestão do mesmo. Aplicativos para condomínios também podem ser um grande aliado no relacionamento com os condôminos, oferecendo uma comunicação direta entre moradores e porteiro de forma online, bem como controle de entrada e saída de visitantes.

  1. Cuidados com a estrutura física

Além dos aparatos tecnológicos, cuidados básicos com a infraestrutura da portaria são mais uma estratégia de precaução da qual não vale a pena abrir mão. Guarita 24 horas (muitas ocorrências acontecem na madrugada) e cercas elétricas são exemplos nesse sentido.

E não é para menos, a infraestrutura deve ser acompanhada integralmente garantindo que todos os locais do condomínio possam ser vistos constantemente. Um dos erros mais comuns é deixar determinados locais sem monitoramento.

Outro recurso indispensável é a instalação de um alarme sonoro na portaria, que acusa quando a porta fica aberta por mais tempo do que deveria – lamentavelmente esse descuido é comum entre moradores e visitantes.

  1. Regras para delivery e entregas de encomendas

Para os casos de delivery e entregas de encomendas, o mais recomendado é instruir o porteiro a contatar o morador e solicitar sua presença na portaria. Caso o condômino não esteja, o ideal é que o porteiro receba e guarde a encomenda, para que possa ser entregue por um funcionário ou retirada pelo morador.

Como a ação pode representar muitos riscos para o condomínio, é essencial nunca permitir que o entregador leve a encomenda pessoalmente. Isso não significa que devemos suspeitar de todos os serviços de entrega, mas, infelizmente, a estratégia de criminosos se passarem por entregadores é recorrente.

  1. Normas para a entrada de visitantes

Esse é um tópico sensível nos condomínios, visto que pode gerar muito debate entre a gestão e os condôminos. Há, no entanto, algumas medidas essenciais de segurança que invariavelmente devem ser implementadas na portaria.

O recomendado é que, com a chegada do visitante, o porteiro acione o morador em questão para confirmar e autorizar a entrada da visita. Se ainda assim a situação parecer suspeita e houver dúvidas, deve-se solicitar que o morador desça para identificar o visitante, antes de permitir sua entrada.

  1. Regulamento para o acesso de prestadores de serviços

Se o prestador de serviço for atender em algum apartamento, o porteiro deve avisar o condômino, liberando o acesso somente depois da autorização do morador. Ainda assim, é aconselhável pedir as credenciais (como crachá) do prestador e anotar seus dados pessoais.

Se o funcionário for prestar serviços ao condomínio, é o síndico ou zelador quem deve autorizar sua entrada. Nessa situação, é igualmente importante que os dados sejam coletados.

  1. Conscientização dos moradores

O que acontece frequentemente em diferentes unidades imobiliárias são moradores acharem que a responsabilidade da segurança em condomínio, bem como suas portarias, está limitada apenas à administração, o que não é uma verdade.

É muito comum registros de incidentes criminosos pela falta de cautela dos condôminos, por isso, todos os moradores devem estar orientados sobre os riscos que correm quando não fazem sua parte no controle de entrada e saída da portaria.

Para que essa cultura seja alcançada, aqui sim é responsabilidade da administração nos condomínios estimular os cuidados de todos, para que saibam os seus papéis na garantia de manter todos seguros. Recomenda-se envolver o tema em assembleias, convenções de condomínio e outras oportunidades e trabalhar para que todos se integrem.

  1. Instalação de um CFTV

Uma das práticas mais comuns para garantir a segurança no condomínio é trabalhar com o CFTV, que é a sigla de circuito fechado de televisão. Como o nome sugere, é um sistema que faz toda a vigilância, por meio de câmeras, sob responsabilidade de uma ou mais pessoas da equipe de segurança.

É uma ótima estratégia a ser adotada, pois consegue garantir que todo o condomínio seja acompanhado, 24 horas por dia. Além de destacar possíveis movimentações suspeitas na portaria, é capaz de identificar outras situações ao redor e dentro do residencial.

Para contar com um bom CFTV, é recomendável trabalhar com empresas especialistas no assunto que contenham esse tipo de serviço fundamental para a segurança.

  1. Avaliações constantes

Uma das maneiras mais eficientes de garantir a segurança contínua no condomínio é buscar sempre avaliações. Esse tipo de prática permite conhecer quais são as possíveis falhas na gestão do condomínio referente ao assunto de segurança na portaria.

Quando olhamos por meio de outros olhos, identificamos problemas que até então não eram vistos. Sendo assim, coloque maneiras de fazer essa avaliação e, ao encontrar gargalos, busque solucioná-los e apresentar os resultados principalmente para quem sentiu as maiores dores.

Hoje há empresas especialistas no assunto que podem oferecer a maior parte dos procedimentos aqui sugeridos. É possível encontrar no mercado soluções especializadas no controle de acesso da portaria condominial, garantindo mais segurança e privacidade aos condôminos.

Status

5 Motivos para contratar mão de obra terceirizada
Como escolher a terceirizada correta

Entre tantas opções no mercado, nem sempre é fácil decidir qual é a melhor alternativa de contratação. Para tanto, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

Verifique a regularidade da contratação dos funcionários
Antes de dar início a qualquer contrato terceirizado, é fundamental ter a certeza de que a contratada paga corretamente todos os seus colaboradores. Apesar de o seu empreendimento não ter vínculo empregatício, a terceirizada deve ter. É preciso que ela assine a carteira de seus funcionários e faça o pagamento de tributos, como INSS e FGTS.

Esse cuidado é indispensável porque o seu negócio pode ser considerado corresponsável pelo descumprimento de leis trabalhistas. Em algum momento, os trabalhadores podem processar a empresa e o seu estabelecimento também terá que responder na justiça. Por isso, exija o comprovante dos pagamentos e confira se todos os documentos estão em dia.

Conheça quais são os serviços prestados
Ter funcionários terceirizados ficará muito simples se você tiver um contrato centralizado. Ao lidar com apenas uma empresa, é mais fácil resolver pendências e fazer o acompanhamento.

Para tanto, o ideal é levantar as necessidades do negócio e compará-las com o que é prestado pelo outro estabelecimento. Se o seu empreendimento fará a terceirização da segurança e da limpeza, por exemplo, é melhor ter um só contrato com ambos os serviços do que ter que fazer duas buscas. Assim, vale a pena dar preferência para aquelas que oferecem as melhores possibilidades.

Avalie qual é a qualidade da prestação de serviços
Também é fundamental entender quão vantajosos são os serviços. Verifique, por exemplo, se os funcionários são capacitados e experientes. Isso permitirá alcançar os efeitos desejados com mais produtividade e menos problemas.

Aproveite para checar quais são os produtos e equipamentos utilizados. Um time de limpeza com maquinário moderno, por exemplo, trará mais eficiência e maior satisfação para o seu empreendimento.

Pesquise a opinião de outros clientes
Por falar em satisfação, uma excelente técnica consiste em perguntar aos demais contratantes o que acham da empresa. Verifique qual é a experiência das pessoas, como é o atendimento e quais foram os resultados obtidos.

Pesquisar nas redes sociais, inclusive, é um jeito de descobrir o que outros indivíduos pensam sobre o empreendimento e como é o relacionamento. Se a reputação for positiva, é uma boa alternativa realizar a contratação.

Fique atento ao contrato
Depois do contato inicial, é hora de fechar negócio para que a prestação tenha início. Antes que tudo aconteça, entretanto, é essencial avaliar muito bem todas as condições de contrato.

Verifique qual é a quantidade disponibilizada de funcionários, a carga horária e os valores. Também veja se há cláusulas para a substituição caso alguém falte ou fique doente e como é possível expandir a equipe, se for necessário. Antecipar-se e conhecer tudo isso de forma prévia evita muitas dores de cabeça no futuro.

A terceirização de mão de obra pode ser o que falta para a empresa que você trabalha inovar, gastando menos e sem perder tempo! E, se havia dúvidas: agora é uma relação consolidada e totalmente legalizada aqui no Brasil.

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